CARTA ABERTA À COMUNIDADE :
Caros colegas, instrutores de artes, alunos, funcionários e estagiários da equipe e amigos do Atelier Livre:
É com espírito de serviço e cooperação, que me coloco à disposição para ocupar a posição de liderança da comunidade do Atelier Livre pelos próximos dois anos.
Este movimento é resultado de uma caminhada de dez anos como instrutora do Atelier, durante os quais tive a oportunidade de atuar não só como condutora de grupos em formato de Laboratórios de Criação e grupos de estudos em arte e cultura contemporânea(Curso das Inquietações), mas também participar dos processos de criação e implementação de vários projetos da instituição(como os encontros multidisciplinares Em Anexo, a revista As Partes e o espaço experimental Sala X[1]). Além disso, venho colaborando com a administração nas últimas três gestões, inclusive a atual.
Ao longo desta trajetória de aprendizados, a experiência só tem feito reafirmar a potência criadora latente neste espaço social. Por outro lado, a vivência institucional evidencia, também, a necessidade de nos mantermos engajados em um processo auto-reflexivo e auto-avaliativo constante, através dos quais possamos elaborar e propor políticas culturais consistentes, integradas com a comunidade, e sustentáveis a longo prazo. A ausência de articulação entre os momentos de pesquisa e reflexão, planejamento e ação tem gerado lacunas de efeito desagregador, resultando frequentemente em desconexão, incomunicabilidade e esvaziamento de sentidos nas práticas e relações institucionais internas e externas.
Consciente destes desafios, acredito que só temos a ganhar com a alternância de vozes na condução dos assuntos coletivos. A intenção aqui não é fazer uma oposição à gestão atual, mas sim somar novas qualidades relacionais, oferecendo uma possibilidade de renovação aos nossos esforços e anseios por um Atelier público mais vivo e atuante.
Alinhada com esta visão, proponho a todos participar:
- da CONSTRUÇÃO DE UMA LIDERANÇA COMPARTILHADA, baseada no DIÁLOGO DE QUALIDADE com as diversas instâncias da comunidade interna e externa ao Atelier Livre;
- da INTEGRAÇÃO E FOMENTO DOS TALENTOS E VOCAÇÕES da equipe em benefício de uma real revitalização de nossas práticas coletivas.
- do CULTIVO DA ESCUTA ATENTA ÀS MACRO E MICRO NECESSIDADES que compõem e atravessam o cotidiano do Atelier Livre.
-do trabalho de ARTICULAÇÃO e FLUÊNCIA nas relações entre as ESFERAS BUROCRÁTICO-ADMINISTRATIVAS e os CURSOS, OFICINAS E EVENTOS promovidos pelo Atelier Livre.
-do ENCAMINHAMENTO ADEQUADO e ACOMPANHAMENTO DE CONCURSO PÚBLICO visando suprir as vagas abertas pela aposentadoria maciça de toda uma geração de professores-instrutores nos últimos dez anos.
- da REVITALIZAÇÃO DA REDE DE RELAÇÕES DO ATELIER LIVRE com a cidade através: 1) da elaboração de um programa de comunicação amplo que dê a conhecer, facilite e oportunize o encontro do Atelier com a comunidade; 2) do cultivo do diálogo inter-institucional visando a construção de parceiras e intercâmbios entre instituições culturais afins e de vocação complementar.
Neste momento em que nos preparamos para celebrar cinqüenta anos de existência, é essencial que possamos retomar juntos a visão humanista que embasa a aliança histórica entre arte e liberdade. ATELIER LIVRE: que nossos próximos passos possam honrar a boa herança inscrita neste nome.
Me despeço convidando a todos para integrar e fortalecer esta rede de vontade construtora com suas idéias, sugestões, necessidades e visões sobre o presente e o futuro Atelier através do endereço atelierlivrevivo@gmail.com.
Cordialmente, em conexão,